sábado, 4 de junho de 2011

Vírus, bactérias e fungo

    Plano de aula
Objetivos
- Reconhecer a existência dos micro-organismos e de suas formas de vida.
- Relacioná-los a hábitos como alimentação e higiene.

Conteúdos

- Características dos micro-organismos.
- Doenças e higiene.

Anos
4º e 5º.

Tempo estimado
Oito aulas.

Material necessário
Meio litro de caldo de carne, 1 envelope de gelatina incolor, pratinhos de vidro ou placas de petri, lupas, livros, obras de referência, revistas de divulgação científica ou computador com acesso à internet.

Flexibilização
Para alunos com deficiência visual
Ofereça os textos em braile para o aluno com deficiência visual. Ele também pode ter acesso à internet com a ajuda de programas de computador como o Dosvox ou o Jauss. Se necessário, antecipe algumas atividades para que o aluno desenvolva parte da pesquisa no contraturno. Garanta que os textos produzidos pela turma também sejam registrados em braile para o aluno e conte com a ajuda do professor responsável pela sala de recursos para produzir este material. Explique ao aluno cego como será feito o experimento e deixe que tenha contato com os materiais antes de começar a recolher as amostras. Ao longo da experiência, o aluno participa assim como os demais e pode contar com a ajuda de colegas para esfregar os cotonetes nas mãos e na boca e montar as placas. Na etapa de observação dos resultados divida a turma em pequenos grupos. Os colegas ajudam o aluno com deficiência visual descrevendo a experiência e o aluno produz um texto instrucional com o passo a passo do experimento e os resultados observados, para compartilhar com a turma.

Desenvolvimento
1ª etapa
Para identificar o que a turma sabe sobre micro-organismos, apresente o texto Olhe Esse Vento nas Costas, Menino!, de Drauzio Varella (disponível no endereço abr.io/drauzio). Depois da leitura, certifique-se de que todos entenderam o sentido geral do texto, especialmente o papel dos micro-organismos como causa de gripes e resfriados. Pergunte o que já ouviram falar sobre vírus, bactérias e fungos. Onde são encontrados? É possível vê-los? Como podemos diferenciar um do outro? Todos transmitem doenças?

2ª etapa
Para revisar e complementar as respostas, organize materiais para que realizem uma pesquisa. Além dos livros didáticos, apresente obras de referência e revistas de divulgação científica. Se houver acesso à internet, indique a versão
Escola Online da Enciclopédia Britannica. Divida a sala em cinco grupos e entregue para cada um uma das perguntas debatidas na 1ª etapa. Auxilie-os a analisar as respostas encontradas e a produzir um pequeno texto explicativo para fixar no mural da sala.

3ª etapa
Investigue a presença de micro-organismos no corpo humano ao preparar um meio de cultura para bactérias. Dissolva um envelope de gelatina incolor, substituindo metade da água por caldo de carne. Despeje uma pequena quantidade dessa mistura, ainda líquida, em pequenos pratos ou em placas de petri. Informando que a mistura terá que ser conservada na geladeira para evitar o derretimento e coberta com filme plástico para evitar sua contaminação, explique o experimento à turma: "Preparamos um ambiente (a gelatina) com nutrientes (o caldo de carne) propício para o crescimento de bactérias. Vamos ver em que partes do corpo humano elas existem? E em que condições?" Entregue duas placas para cada grupo. Uma deve permanecer intocada. Na outra, os alunos devem esfregar um cotonete com resíduos retirados de uma das seguintes fontes: dentes sem escovação, dentes recém-escovados, mãos sujas, mãos recém-lavadas com água e sabão ou entre os dedos dos pés. Peça que eles registrem suas previsões sobre o que vai ocorrer com cada uma das placas.

4ª etapa
Depois de uma semana, tire amostras da geladeira e traga para a sala. Distribua lupas e oriente os alunos a analisá-las. O que ocorreu? Peça que desenhem o que observam em cada uma das placas. Debata sobre a diferença da quantidade de colônias de bactérias. Aponte que o corpo humano é o lar de milhões delas – algumas, como as da flora intestinal, são essenciais para a sobrevivência. Informe ainda que lavar as mãos, por exemplo, diminui a quantidade de micro-organismos sobre a pele.

Avaliação
Ao longo das etapas, observe, nas produções escritas e orais, se a turma:
- Entende que micro-organismos existem, ainda que alguns sejam invisíveis a olho nu.
- Compreende que eles são seres vivos, que se reproduzem, respiram, se alimentam etc.
- Sabe que alguns deles têm relação com doenças, enquanto outros são indispensáveis ao organismo.
- Identifica hábitos de higiene simples que impedem sua proliferação.
Para aferir a compreensão, uma possibilidade é organizar um preparo de massa de pão, questionando por que o fermento deve ser misturado a leite morno (é a temperatura ideal para a reprodução), por que se adiciona açúcar (nutriente para o fermento), por que a massa cresce (as leveduras se alimentam do açúcar e liberam gás carbônico, responsável pelas bolinhas no pão) e por que deve-se lavar as mãos ao manusear a massa (para não contaminar a mistura).


Nenhum comentário:

Postar um comentário